Henrique Mouta

Há coisas do caraças....

Estocolmo, a Veneza do norte

DSC_0192

Estocolmo foi a cidade surpresa. Chegámos na quinta-feira, dia 11, e ficámos alojados nos arredores da cidade, num anexo de uma senhora muito simpática. Para irmos até a cidade na manhã seguinte optamos por ir de transportes públicos e assim evitar pagar estacionamento. Quando chegámos à zona da estação de comboios, onde saímos do metro, a cidade parecia ser bastante cinzenta, mas bastou andar um pouco até começarmos a perceber que não era bem assim…

(mais…)

De Oslo até Bergen

DSC_0362

Chegámos a Oslo depois de uma longa viagem de aproximadamente 530 quilómetros. A estadia na capital norueguesa foi apenas de uma noite – sendo que vamos ficar mais uma noite em Oslo mas no último dia desta viagem -, pelo que escolhemos uma casa muito agradável nos arredores junto a um lago. Fomos muito bem recebidos, tanto pelo nosso anfitrião como pela vista, que nos deixou completamente boquiabertos.

(mais…)

Estamos sem Internet!

DSC_0513

Estamos de momento numa zona sem internet. Ou melhor, com um acesso muuuuiiiitoooooooo lento. Até ao retomar da ligação (muito provavelmente amanhã), aqui fica a única foto que consegui enviar, tirada em Bergen, Noruega.

Muita chuva em Gotemburgo

DSC_0003

O dia em Gotemburgo começou chuvoso. Depois de uma noite bem descansada nos arredores, acordamos bem cedo para conhecer a segunda maior cidade da Suécia.  A casa ficava a cerca de uma hora de caminhada do centro da cidade, um percurso que acabou por não ser muito agradável de percorrer devido ao frio e chuva que se sentia. (mais…)

Copenhaga: Cidade de Tijolo

DSC_0558

Chegamos a Copenhaga, a capital da Dinamarca, domingo, dia 7 de Agosto. Foi uma viagem longa mas tranquila de autocarro, onde podemos apreciar as vistas e jogar uns jogos de cartas. Chegamos perto das 5 da tarde, pelo que o primeiro dia foi aproveitado para ir às compras e descansar.

(mais…)

Quase Sem Abrigos em Varsóvia

DSC_0020

Iniciei ontem, dia 4, juntamente com a Patrícia e mais dois amigos, o Miguel e a Sofia, o nosso “Interrail” deste verão. Decidimos experimentar algo diferente e em vez de só utilizar comboios, vamos alugar um carro durante grande parte da viagem. Até dia 20 iremos passar pela Varsóvia na Polónia; Berlim na Alemanha; Copenhaga na Dinamarca; Gotemburgo e Estocolmo na Suécia; Oslo, Bergan, Stavanger e Kristiansand na Noruega.

(mais…)

A magia de Split

DSC_0333

Chegamos a Split depois de uma longa viagem de comboio – 15 horas no total. Felizmente, como fomos avisados por um amigo, deu para fazer uma reserva com antecedência e tivemos sitio para dormir no comboio, no entanto este ia completamente sobrelotado, com gente sentada no chão em muitas das carruagens. Finalmente poder sentir o ar do mar foi o melhor de chegar a Split. Decidimos rapidamente que assim que fosse possível tínhamos que ir dar um mergulho!

DSC_0252

DSC_0240

Chegamos ao apartamento e fomos recebidos por uma senhora muito simpática. Ela não falava Inglês mas a comunicação foi bastante fácil. “Sit, sit”, dizia ela a apontar para a cadeira, quando chegamos. Desconfiados, lá nos sentamos. A senhora foi ao armário e tirou 3 copos. Pô-los na mesa, e seguiu para o frigorífico, de onde tirou uma garrafa com um liquido vermelho. Pensei que fosse groselha, ou algo do género, portanto esperei até a senhora provar para não fazer figura de idiota. Era um licor de ginga, ou algo com um sabor muito parecido. A senhora afirma que trouxe aquilo de propósito para provarmos, com linguagem gestual e algumas palavras soltas.

Já a senhora tinha saído, fomos finalmente tomar um banho rápido, vestir os fatos de banho e ir até à praia. Tínhamos duas praias em mira, que ficavam na mesma direção – Zvoncac e Kasjuni. Esta última, a mais longe, ficava a cerca de 5 quilómetros do centro, enquanto Zvoncac ficava a pouco mais de quilómetro e meio. Pegamos nas trouxas, e lá fomos fazer um passeio a pé, em direção às praias.

DSC_0198

DSC_0195

DSC_0194

A primeira praia não era bem praia, era uma espécie de plataforma que dava acesso à água, que já ali era cristalina e super transparente. O calor apertava, e foi ali que tomamos o nosso primeiro banho. A água estava bem quentinha – 27 graus – e aquele banho soube pela vida.

DSC_0190

Depois de secos, seguimos em direcção a Kasjuni, que já tínhamos ouvido falar muito bem. A meio caminho, encontramos outra praia, muito agradável, onde já havia “areia” (leia-se pedrinhas). Foi ai que almoçamos uma comida rápida para depois seguir para Kasjuni.

DSC_0213

DSC_0203

Assim que chegamos ficamos deslumbrados. Uma costa larga, junto às arvores, com água cristalina e azul, bastante convidativa. É mais uma praia de pedrinhas, e não há muito espaço entre o Mar e o final das pedras, mas a praia ainda se estende por um bom bocado, portanto não foi difícil arranjar um espacinho.

DSC_0220

DSC_0222

Voltamos para junto da nossa casa, onde jantamos e aproveitamos para dar um passeio noturno. O apartamento ficava localizado dentro do Palácio Diocleciano, o que nos colocava mesmo no centro de tudo. Split à noite tem uma magia extraordinária, sem dúvida.

DSC_0309

DSC_0308

DSC_0296

DSC_0293

DSC_0288

DSC_0273

DSC_0262

DSC_0266

DSC_0270

No dia seguinte, fomos visitar as caves do Palácio. Este palácio é uma famosa construção romana, que para além de reunir quase todos os pontos de interesse turisticos da cidade, é também considerado dos monumentos mais bem preservados em todo o mundo. Considerado património mundial pela UNESCO, as caves do Palácio Diocleciano serviram de cenário à famosa série Game of Thrones, mais concretamente à sala onde Denéris, a Mãe dos Dragões, governa Meereen. A primeira foto é a sala utilizada na série.

DSC_0375

DSC_0354

DSC_0363

DSC_0370

DSC_0379

DSC_0391

DSC_0396

Como não podia deixar de ser, logo a seguir aproveitamos para subir à torre do palácio, e apreciar Split visto de cima.

DSC_0330

DSC_0338

DSC_0340

Já tínhamos visto quase tudo o que tínhamos planeado, por isso queríamos mais praia. Para fugir um pouco ao dia de ontem, fomos espreitar que passeios de barco haviam. Encontramos um muito interessante até uma ilha a uns quilómetros de Split. E lá fomos nós, a alta velocidade, até uma praia completamente paradisíaca, mas de pedrinhas, mais uma vez.

DSC_0399

DSC_0407

Depois de umas horinhas de praia, fomos almoçar. O rapaz que conduzia o barco recomendou-nos um restaurante bom e barato no outro lado da ilha. Quase uma hora de viagem de barco depois, lá chegamos, cheios de fome. Como tínhamos dado a volta à ilha, a viagem de volta para Split foi bastante rápida.

DSC_0414

DSC_0415

DSC_0446

Depois do passeio não fizemos muito mais. Já era quase hora de jantar, portanto fomos para casa comer e descansar, para nos deitarmos cedo visto que tínhamos o check-out para fazer bem cedinho.

Acordamos e fomos deixar as malas à estação. O comboio só era às 6h da tarde, portanto dava bastante tempo para aproveitar a cidade. Demos voltas e mais voltas pelas ruas e ruelas do centro histórico e do Palácio Diocleciano.

DSC_0396

DSC_0465

DSC_0469

DSC_0529

DSC_0534

DSC_0546

Pelo caminho encontramos uma exposição interactiva muito interessante sobre o Império Romano. Era feito um pequeno teatro de comédia sobre a ascensão de um Imperador e depois podíamos tanto experimentar armaduras e armas, como brincar ao tiro com arco.

DSC_0475

DSC_0477

DSC_0487

DSC_0493

DSC_0494

DSC_0499

DSC_0505

DSC_0512

DSC_0516

Já eram horas de apanhar o comboio, portanto lá fomos para a estação. A viagem de Split até Veneza foi a mais longa viagem do Interrail. 18 horas e cinco comboios diferentes no total. A primeira etapa, de Split até Zagreb – uma viagem de 8 horas, foi no mesmo comboio que nos trouxe até Split, portanto estávamos um bocado receosos da qualidade da viagem.

Eram 6h50, a hora a que o comboio deveria chegar. A linha estava cheia, no entanto não se via nada. Quase 30 minutos depois, aproxima-se um comboio, e toda a gente se levanta, mas quando reparam que não ia parar naquela linha, foi a desilusão total – “Era só Jajão”, cantávamos nós. Finalmente, uma hora depois da hora prevista, chegou o comboio. A nossa sorte é que para a próxima ligação, em Zagreb, teríamos que esperar uma hora e meia. Com o atraso, esperamos só meia hora.

Já estamos em Veneza – chegamos ontem – depois de uma longa e cansativa viagem. No meu próximo artigo irei descrever o nosso tempo nesta cidade bastante diferente, mas linda.

De Hallstatt para Budapeste

DSC_0342

Depois de Viena, Hallstatt foi o nosso destino. Assim que apanhamos o segundo e último comboio de ligação para Hallstatt, não conseguíamos tirar os olhos da janela do comboio. Era uma vista deslumbrante pelo meio das montanhas, com lagos pelo meio. Simplesmente lindo. E quando finalmente saímos do comboio e podemos respirar aquele ar puro, vimos que estávamos num pequeno grande paraíso.

DSC_0273

DSC_0392

Fomos deixar as malas ao apartamento – que era em Obertauern, no outro lado da margem do lago – e aproveitamos para subir à montanha, num teleférico que víamos de longe. Este teleférico é utilizado no inverno para a estancia de ski que ali existe, mas no verão é possível subir e ter acesso a uma vista panorâmica sobre todo o Lago de Hallstatt. 

DSC_0296

DSC_0315

No topo, perto dos 2000 metros, é possível encontrar uma plataforma que é chamada de Five Fingers, cinco dedos, uma vez que parecem cinco dedos a sair da montanha, onde é possível ter uma vista de deixar boquiaberto. É absolutamente lindo, e para mim, um ponto de visita quase obrigatório.

DSC_0375

DSC_0372

DSC_0356

DSC_0320

Depois de algumas horas nas montanhas, finalmente apanhamos o teleférico para baixo. Já era tarde, e ainda tínhamos uns bons 30 minutos de caminhada até ao apartamento.

No dia seguinte acordamos bem cedo, mas o tempo não estava nada de especial. Estava o céu bastante nublado e a previsão era de chuva. Seguimos até ao lago, onde apanhamos um pequeno barquinho que fazia a travessia até Hallstatt.

DSC_0408

DSC_0426

DSC_0434

Ainda era cedo, mas como estávamos cheios de fome, fomos almoçar com vista para o lago para estarmos rapidamente despachados e termos tempo de ver tudo o que queríamos. O último ferry era demasiado cedo, às 16h30, e tínhamos receio que isso limitasse os nossos planos.

DSC_0458

Mal acabamos de almoçar, começou a pingar. Perguntamos a um senhor sobre um possível passeio de barco, e ele informou-nos que não ia haver, visto que estava prevista uma tempestade que poderia acontecer a qualquer momento. Que bom, era mesmo isso que precisávamos.

DSC_0448

À medida que a chuva ia ficando mais forte – tivemos mesmo que comprar um guarda-chuva -, dirigimo-nos para a Mina do Sal. Esta mina é a mina de sal mais antiga do mundo e ainda se encontra em funcionamento. Está datada em cerca de 3000 anos.

Lá subimos mais um teleférico, e ao fim de mais uns 15 minutos de caminhada, chegamos à entrada da mina, onde era possível visitar-se com uma visita guiada.

DSC_0467

É uma visita muito interessante e interactiva, onde é possível ter noção de como é que as reservas de sal se formaram, há muitos milhões de anos atrás. Conhece-se também um pouco da história da mina, desde os primeiros pré-históricos que lá trabalharam, até aos dias de hoje. No final, é também possível ver as escadas de madeira mais antigas do mundo, com 3000 anos. Durante visita, utiliza-se os escorregas dos mineiros para descer de um nível para outro mais abaixo e termina-se a visita no pequeno comboio de mineiros.

DSC_0475

DSC_0484

DSC_0491

DSC_0496

DSC_0498

Quando terminamos a visita já tinha parado de chover, por isso aproveitamos e fomos para o apartamento, onde cozinhamos um belo petisco português, bifes.

DSC_0507

Acordamos no dia seguinte de manhã e preparamo-nos para ir para Budapeste. Ao fim de seis horas de viagem, tínhamos deixado aquele pequeno paraíso natural, para chegar a Budapeste, em plenas comemorações do Dia de S. Estevão, que celebra a fundação da nação Húngara, à mais de 1000 anos. Passa um pouco mais das 10 da noite, e foi por minutos que perdemos o fogo de artifício.

Chegamos ao apartamento e fomos bastante bem recebidos pelas nossas anfitriãs, muito simpáticas, que nos deram todas as dicas possíveis sobre Budapeste, apesar da nossa curta estadia. Apesar da enorme festa cá fora, o cansaço era tanto que fomos dormir, para aproveitar as poucas horas que tinhamos em Budapeste no dia seguinte.

DSC_0074

Acordamos bem cedo, mais uma vez. Tínhamos que aproveitar, visto que às seis da tarde era o comboio noturno para Split, na Croácia. Fomos deixar as malas à estação de Kelenföld. Uma estação remodelada, toda XPTO, gigante, no entanto só tinha 9 cacifos, e 2 deles avariados. Uma verdadeira palhaçada, visto que à volta não faltava espaço para bem mais cacifos. Lá nos resignamos em ir à estação principal de Budapeste deixar as malas.

Malas guardadas, seguimos para o primeiro ponto: A Praça dos Heróis. Esta praça é uma homenagem aos fundadores da nação Húngara.

DSC_0034

DSC_0005

DSC_0002

Exploramos um pouco as traseiras da Praça, onde se encontrava o castelo Vajdahunyad, que não é um castelo, mas sim um conjunto de museus com um grande jardim.

DSC_0012

DSC_0019

DSC_0023

DSC_0032

Em contra-relógio, seguimos para o Parlamento, um dos símbolos da cidade.

DSC_0058

DSC_0044

DSC_0160

De seguida, visitamos a Basílica de S. Estevão, a maior igreja da Hungria.

DSC_0090

DSC_0078

Já as pernas doíam de tanto andar, e a fome apertava. Paramos para almoçar, mas depressa retomamos a nossa visita, com destino a Ponte das Correntes, para passar para o lado de Buda.

DSC_0112

DSC_0117

Em Buda, aproveitamos para visitar o Castelo. Estava a decorrer um festival, e portanto a subida – mesmo a pé – necessitava de bilhete. Havia possibilidade de subir por umas escadas e ver a parte lateral do Castelo, e outras áreas de interesse.

DSC_0122

DSC_0123

Demos umas voltas pela margem de Buda, até que finalmente chegou a hora, e fomos para a estação apanhar o comboio para Split. Encontrar a linha certa foi uma verdadeira aventura, e assim que entramos no comboio, vimos que iam ser umas longas quinze horas… Mas isso é o tema do próximo episódio.

Viena, obrigado por nos surpreenderes!

DSC_0199

Sempre ouvi falar bem de Viena, que é uma cidade linda, cheia de cultura. É verdade, mas quando chegamos à cidade, não foi a primeira impressão que tivemos. Felizmente, com o conhecer da cidade fomos melhorando bastante a nossa opinião sobre esta. O primeiro dia em Viena começou cedo, às seis da manhã de um domingo pouco solarengo.

Estivemos a fazer tempo na estação até às 10h da manhã visto que a essa hora tínhamos o nosso apartamento disponível. E foi aqui que tivemos a primeira impressão da cidade. O nosso apartamento situava-se numa zona relativamente suburbana da cidade, com muita construção em altura, muito cimento, e com um aspecto… esquisito. Tão esquisito, que tínhamos um bordel à porta de casa, donde saiam uns sons estranhos sempre que lá passávamos.

Guardámos as coisas e seguimos para o parque de diversões, onde andámos a saltar de diversão em diversão. O parque de diversões Wiener Prater é um dos mais antigos do mundo e algumas das diversões dele bem que o fazem sentir. Mas também há outras bem modernas e divertidas, como queda-livre de 80 metros, ou uma montanha-russa que depois de ir no sentido normal faz o mesmo percurso de costas.

DSC_0011

DSC_0004

DSC_0015

Já estávamos completamente estafados, mas ainda conseguimos reunir forças para ir visitar o centro a pé. O passeio também não contribuiu para uma boa imagem de Viena, visto que andávamos praticamente sozinhos nas ruas, estava tudo fechado, e só havia pessoas “esquisitas” na rua. Fez-me alguma confusão, que num domingo de Agosto, quase todos os estabelecimentos comerciais – incluindo cafés, restaurantes, bares – estivessem fechados ainda antes das seis da tarde. Numa cidade tão turística como Viena, não vejo como é que isso pode fazer sentido.

Finalmente passamos o Rio Danúbio, e chegamos ao centro. Aqui sim, já havia bastante mais vida e movimento, e foi aí que começamos a ter uma melhor impressão de Viena. Estávamos com as pernas super cansadas, por isso fizemos um passeio curto e vimos a Catedral de S. Estevão e logo de seguida, o Palácio Hofburg – que serve de residência do Presidente da República.

DSC_0030

DSC_0050

DSC_0060

No dia seguinte tínhamos pensado fazer o sightseeing pela cidade. Apanhamos o autocarro, e a primeira saída foi o Castelo de Belvedere, onde aproveitamos para sair e passear pelos jardins.

DSC_0069

DSC_0089

DSC_0102

De volta ao autocarro, mudamos de linha e seguimos mais pelo centro da cidade. Realmente a imagem que tinha de Viena ao inicio mudou completamente. Uma cidade muito bonita, cheia de história.

DSC_0129

DSC_0130

DSC_0148

DSC_0141

Voltamos a mudar de linha para apanhar a linha verde que durava duas horas e passava pelos arredores de Viena. Passamos por Grising, uma pequena aldeia dedicada à produção de vinho e de vinhas. Mas o exponente máximo da viagem foi quando subimos ao topo das colinas de Viena, e tivemos acesso à vista panorâmica sobre a cidade. Lindo!

DSC_0157

DSC_0171

DSC_0180

Já de regresso ao ponto de partida, ainda saímos em Hundertwasserhaus, um local que tem umas casas com um design muito particular, criado pelo artista Friedensreich Hundertwasser. Formas, cores e decorações fazem daquele local um sitio muito interessante e original de se visitar.

DSC_0205

DSC_0217

Continuamos o nosso passeio até estarmos perto do centro.

DSC_0240

DSC_0232

DSC_0249

O dia estava a chegar ao fim, e acabamos por jantar no centro, num restaurante que ficava localizado no que pareciam ser umas caves antigas. Provamos uns dos pratos típicos e, depois, era hora de ir para casa, que tínhamos que acordar cedo para apanhar o comboio para Hallstatt. Ainda deu para dar um passeiozinho curto pela cidade de noite, que também tem muito encanto.

DSC_0265

DSC_0261

Hallstatt é um local lindo, mágico, e irei escrever sobre ele nos próximos dias. Neste momento estamos a caminho de Budapeste, depois de termos saído de Hallstatt ao meio-dia.