DSC_0003

O dia em Gotemburgo começou chuvoso. Depois de uma noite bem descansada nos arredores, acordamos bem cedo para conhecer a segunda maior cidade da Suécia.  A casa ficava a cerca de uma hora de caminhada do centro da cidade, um percurso que acabou por não ser muito agradável de percorrer devido ao frio e chuva que se sentia.

20160810_110153

Ainda passamos por outro parque de diversões, mas ao olhar para o preço até ficamos assustados: conseguia ser mais caro que o Tivoli em Copenhaga. Seguimos então caminho até ao centro, onde fomos apreciando pequenos pormenores da cidade. Aliás, esta cidade acaba por não ter muitos monumentos simbólicos, como as grandes capitais europeias, mas sim pequenos tesourinhos escondidos ao longo da cidade, como igrejas, estátuas, obras de arte, etc.

DSC_0007

DSC_0024

O roteiro que seguimos levou-nos até um pequeno mercado onde era possível comprar de tudo – carne, peixe, gomas (que devem ser uma especialidade sueca), chás, etc.

DSC_0010

O frio é o melhor amigo dos negócios de rua. Isto porque entravamos em quase todas as lojas só para aproveitar um bocado do calor interior. O nosso erro foi termos entrado numa loja que pensávamos ser de souvenirs e afinal era uma loja gigante de gomas e doces de todos os tamanhos e feitios. Tivemos que comprar umas quantas para ir comendo, não deu mesmo para resistir! Cada vez começo a achar mais que as gomas são uma especialidade nacional sueca.

DSC_0022

DSC_0023

Como começamos o dia mais tarde, estava perto da hora de almoço pelo que paramos num Skate Park que parecia ser relativamente abrigado do vento frio que se sentia. Ainda tentamos almoçar num suposto centro comercial gigante, mas só havia esplanadas dos restaurantes. Durante o almoço, que incluía arroz frio, tivemos dezenas de pardais a fazerem-nos companhia enquanto comiam os bagos de arroz que lhes mandávamos. Quatro desses amigos pousaram na foto abaixo.

DSC_0025

DSC_0028

Continuámos junto ao rio, até que descobrimos uma espécie de mini cidade com vários museus e restaurantes.

DSC_0032

Aí perto encontrava-se a Catedral de Gotemburgo, a Göteborgs domkyrka. Esta igreja em estilo clássico foi reaberta em 1825, depois de ter ardido duas vezes e ter sido reconstruída.

DSC_0038

DSC_0040

O Feskekôrka, o marcado do peixe, também é um emblemático edifício da cidade. Este mercado de peixe, aberto em 1874, recebeu o seu nome devido à sua parecença exterior com uma igreja gótica.

DSC_0050

DSC_0051

Seguimos por mais longos minutos de caminhada em direcção ao Kronan, um forte construído no final do século 17, que é um excelente miradouro sobre a cidade.

DSC_0061

DSC_0071

DSC_0074

Para terminar o dia, só faltava mesmo visitar o parque de Slottsskogen, com 137 hectares – que inclui um mini jardim zoológico gratuito – e que causou muitas dores de pés ao andar por ali dentro. O sol já começava a espreitar nas nuvens, o que tornou o passeio neste bonito parque muito mais agradável. Infelizmente a grande maioria do parque estava encerrado ao público porque estava a ocorrer um festival de música alternativa sueca.

DSC_0080

Queríamos alcançar o Zoo, mas acabamos por dar uma volta gigante à periferia do parque devido ao festival. Pelo caminho encontramos um grupo de suecos que estavam a jogar um jogo estranho, que incluía discos voadores. Viemos a descobrir que se trata de Disc Golf, uma espécie de Golf com discos voadores que pelos vistos deve ser popular nesta zona.

DSC_0087

Muito caminhamos até encontrar finalmente o início do Zoo. Começámos por ver um bonito lago com cinco curiosos habitantes: leões marinhos.

DSC_0094

Continuamos a explorar o Jardim onde vimos Cavalos, Póneis, várias aves, alces, veados e…

DSC_0102

… pinguins!

DSC_0119

O dia terminou, fomos descansar para uma longa viagem de quase 5 horas até Estocolmo, a capital sueca. A caminho, ainda nos arredores de Gotemburgo, fomos visitar um lago que é realmente um dos meus pontos favoritos deste destino.

DSC_0136

DSC_0143

DSC_0139

Já a meio caminho, e depois de levar com uma tempestade em cima em plena viagem com granizo, trovoada e chuva forte, chegamos às ruínas de Brahehus, com paisagens lindas e com sol radiante.

DSC_0182

DSC_0162

DSC_0188

Neste momento já estamos em Estocolmo e amanhã de manhã arrancamos para Oslo, a viagem mais longa de todas, com a duração de 7 horas. Mas sobre próximo capítulo em Estocolmo haverão novidades muito brevemente!