DSC_2155

Depois de algumas aventuras com os comboios, ao fim de 7 horas chegamos finalmente a Bruxelas. Eram perto das 7 da tarde locais quando desembarcamos do comboio e decidimos ir a pé até ao apartamento. Foram os 20 minutos de caminhada mais longos dos últimos tempos!! Com 10kg às costas e com o calor a apertar, sem dúvida que foi um desafio chegar ao apartamento.

Check-in feito, fomos às compras. Em vez de virarmos para a direita e irmos praticamente sempre em frente até ao super-mercado, não, fomos pela direita, e acabamos por nos perder e dar uma longa volta. O ponto positivo foi que ainda deu para ver um ou outro monumento durante a caminhada.

DSC_2160

Hoje, para não fugir à regra, foi acordar cedo e aproveitar bem o dia, visto que foi o nosso único dia completo no coração da Europa. Sem um rumo muito definido, pusemo-nos a caminho da Grand Place, a praça central de Bruxelas – considerada património imaterial da humanidade. O objectivo seria apanhar aí o autocarro de sightseen e ir vendo a cidade. A sorte esteve do nosso lado, e conseguimos apanhar o autocarro a meio caminho, perto da estação Central.

DSC_0132

Começamos por fazer a linha da Europa – um percurso que passava pela zona mais recente da cidade, incluido a grande maioria dos edifícios da União Europeia. Após uma invasão de uma excursão de 60 chineses no autocarro, decidimos sair na zona do Parlamento Europeu e tentar dar uma vista de olhos ao local onde são tomadas as decisões europeias.

DSC_2142

DSC_2113

DSC_2127

Não contávamos que fosse possível fazer uma visita ao Parlamento – muito menos que fosse gratuita. Mas a verdade é que os senhores do Parlamento têm a coisa muito bem organizada, e podemos visitar o Hemiciclo que tantas vezes aparece na televisão, com direito a guia áudio em todas as línguas dos estados membros, sem qualquer custo! Para além disso, o Parlamento também tem um museu gratuito, o Parlamentarium, que acabamos por não visitar por falta de tempo.

DSC_2131

DSC_2130

Seguimos então a nossa viagem, saindo depois na zona da Expo 58, onde está localizado o famoso Atomium. Como estávamos interessados em ver tanto o Atomium como a Mini Europa, aproveitamos a promoção na bilheteira e compramos o bilhete combinado – com desconto para estudante. Não subimos ao andar panorâmico, visto que a fila para o elevador estava demasiado grande.

DSC_2181

DSC_0011

Confesso que me deliciei com a Mini Europa! Um agradável parque onde estão colocadas miniaturas dos mais importantes monumentos europeus. Portugal não foge à regra e marca presença com a Torre de Belem, o Oceanário, o Castelo de Guimarães, a zona ribeirinha do Porto e finalmente, a costa algarvia. É impressionante o nível de pormenor de muitas das obras ali expostas!

DSC_0028

DSC_0023

DSC_0033

DSC_0036

DSC_0039

DSC_0050

DSC_0057

DSC_0088

Ainda deu para dar um salto a uma exposição sobre a exploração espacial, onde uma parceria com a NASA permitiu ter exposto material utilizado na conquista ao espaço. Uma exposição bastante interessante e interactiva. Até tive a sorte de andar num dos aparelhos de treino de astronautas – e sair de lá um bocado zonzo.

DSC_0124

DSC_0127

O dia estava a chegar ao fim, e aproveitamos para explorar um pouco da bela Grand Place. A caminho encontramos uma loja de chocolate, e tivemos que parar. A senhora era super simpática, deixou-nos provar alguns chocolates – todos caseiros – e no final levamos uma pequena caixa bem cheia de deliciosos chocolates belgas. Eram tão bons! Pois eram…

DSC_0139

De qualquer das formas, o objectivo era tentar chegar ao museu da Banda Desenhada a tempo. Infelizmente quando lá chegamos, faltava meia hora para o fecho, e não foi possível ver a exposição. Talvez para uma próxima… No entanto, podemos aproveitar e ver algumas das figuras expostas no hall de entrada.

DSC_0143

DSC_0142

Acabamos o dia a beber umas belas cervejas artesanais belgas enquanto jantávamos. Comi, se não me engano, Filé americain preparé, que era uma mistela esquisita de carne muito mal passada e picada, com outras coisas. O aspecto deixou-me um pouco desconfiado, mas o sabor era cinco estrelas!

Agora é ir descansar, que amanhã é novamente dia de viagem. O destino? Roterdão. Felizmente só temos que apanhar um comboio, não vai haver trocas de linhas, portanto com sorte não será uma viagem complicada.