Chegamos na Segunda-Feira a Paris perto das 10 da manhã locais. Foi uma viagem curtinha de avião, mas bastante cansativa. Tivemos que acordar bastante cedo, às 4 da manhã. Saímos no aeroporto de Beauvais, que é o mais longe do centro. Depois ainda tivemos que apanhar um shuttle que levou mais 1h30 até finalmente chegar a Paris.

E lá estávamos nós, nalgum lado. Sabíamos que estávamos em Paris, mas onde? Lá descobrimos que ali era o Palácio dos Congressos (Palais des Congrès), e com auxilio das benditas novas tecnologias, procuramos pelo caminho correcto de Metro até ao apartamento.

Decidimos fazer todas as reservas deste Interrail através do Airbnb. Para além de ficar mais barato que o típico hostel, também nos permite poupar em refeições e cozinhar. E ter um apartamento só para nós é muito mais confortável. Este apartamento em Paris foi a nossa primeira experiência. É um apartamento bastante pequeno – deve ter no máximo 10 metros quadrados – no entanto é bastante acolhedor.

O primeiro dia foi logo a bombar. Compramos os bilhetes para os autocarros da Open Tour, que acaba por compensar bem mais que a concorrência devido ao número de linhas disponíveis. Fomos vendo as vistas e os monumentos pelo autocarro e quando tínhamos interesse saíamos. Chegamos à Torre Eiffel, e claro, aproveitamos para sair.

Paris em Agosto podia ser a cidade das filas. Filas para tudo – para beber água, para a casa de banho, para museus, monumentos, etc. E a Torre Eiffel não é excepção, pelo contrário, deve ser o sítio com mais fila. Não estava, portanto, nos nossos planos estar 4 horas numa fila só para subir. Pelo menos, pensávamos nós, mas quando vimos que não havia praticamente nenhuma fila para subir aquilo de escadas. “Então bora lá”, pensamos… E fomos. Ao fim de 668 degraus, lá chegamos ao segundo andar e aproveitamos a vista, com os bolsos todos de fora.

No dia seguinte – ontem – tínhamos pensado dar um salto às Catacumbas de Paris. As catacumbas são túneis a 150m abaixo do solo onde foram colocadas as ossadas dos cemitérios de Paris. A verdade é que existem há volta de 6 milhões de pessoas cujos ossos estão nas catacumbas – mais 3x que o actual número de habitantes de Paris. Pareceu-nos bastante interessante, tinha sido bem recomendado e estávamos entusiasmados. Mas só durou até vermos a fila, que dava a volta ao quarteirão até terminar a 10 metros do começo. Portanto, siga para o plano B: continuar o resto do passeio por Paris, e amanhã logo se vê.

Deixar a fila foi a melhor decisão que podíamos ter tomado. Durante a manhã demos o resto do passeio de autocarro que faltava terminando no Jardim de Luxemburgo, onde comemos o nosso almoço gourmet, umas belas sandocas! Seguimos a pé para o Louvre, onde estivemos a passear e aproveitamos para dar uma volta no parque de diversões.

Aproveitamos o dia de hoje e acordamos mais cedo para tentar a nossa sorte com as Catacumbas novamente. Desta vez como chegamos um bocado antes da hora de abertura a fila não estava tão grande, tinha apenas alguns metros e por isso aproveitamos para ver este misterioso lugar.

Após a visita, iniciamos o nosso gigante passeio a pé. Fomos em direção ao Notre Dame para tentar encontrar onde comprar bilhetes para o cruzeiro noturno no Sena. Pelo caminho, paramos num agradável jardim onde almoçamos umas sandes novamente.

Finalmente tínhamos chegado ao Notre Dame e fomos à barraca dos cruzeiros perguntar se tinham algum passeio noturno. Não tinham, e a única companhia que o fazia era ao lado da Torre Eiffel, que eram só mais 4km a pé. Respiramos fundo, e lá fomos nós…

Bilhetes comprados, aproveitamos para dar um saltinho no Sacré-Coeur. Apanhamos o Metro e quando chegamos… mais degraus! Sem dúvida que a quantidade de degraus em Paris foi algo que nos marcou, principalmente os músculos inferiores! Escadas para a Torre Eiffel, escadas para chegar ao apartamento, escadas para o Sacré-Coeur, escadas para isto, para aquilo… Bom! Chegamos lá a cima, e realmente a vista é deslumbrante, consegue-se ver aproximadamente 50km em profundidade. Uma vista maravilhosa!

Seguimos então novamente para a Torre, passando antes pelo apartamento para tomar banho e arrumar as coisas para amanhã. Jantamos num belo restaurante francês na periferia da torre, onde comemos um prato de pato muito… “gourmet”.

Finalmente chegou a hora do passeio, e pudemos desfrutar do Sena e de Paris à noite, com as suas luzes e com muita animação nas ruas.

Amanhã de manhã é dia de mudar e ir para Bruxelas. Arrancamos por volta das 11h, e será a nossa primeira viagem de comboio neste Interrail. Estou ansioso para ver como vai correr!