Deste capítulo da viagem – Stavanger e Kristiansand – o que mais me impressionou foi mesmo a viagem, sempre junto à costa, entre Bergen e Oslo. Um total de quase 800 quilómetros sempre junto à costa sul da Noruega onde passamos por mais de 30 túneis, totalizando para aí uns 50km de túneis, três Ferries, dezenas de cascatas, entre muitas outras belezas naturais.

A primeira paragem desta viagem foi Stavanger, onde ficámos uma noite. Esta viagem foi a mais cara de todas, tendo ficando à volta de 100 euros para 210 quilómetros, muito por culpa dos três Ferries que tivemos que apanhar e que são caríssimos! De qualquer forma, a beleza natural da viagem compensa o custo elevado desta.

O dia não estava muito bonito em Stavanger. Estava meio chuvoso, e optamos por seguir quase a mesma fórmula de Bergen – afinal esta cidade até que era parecida com Bergen numa escala mais pequena. Fomos visitar primeiro o mercado do peixe e as várias casinhas de madeira bem típicas da Noruega.

De seguida, subímos ao ponto alto da cidade, que não é assim tão alto, e que contém um pequeno forte que se pode subir mediante pagamento. Mas a vista lá de cima não deve ser muito diferente da que se tem na base da torre, visto que esta deve ter apenas uns 20 metros, pelo que optámos aprecia-la de baixo.

Só faltava mesmo ver as famosas espadas gigantes de Stavanger, esculpidas numa pedra, uma das imagens de marca da cidade.

Foi altura de seguir viagem, para o segundo troço, de Stavanger até Kristiansand. Foi mais uma bonita viagem, ao estilo da anterior, no meio dos Fiordes noruegueses e junto ao mar.

Em Kristiansand também só passámos uma noite. Chegámos já no final da tarde e aproveitamos para descansar. Acordamos de manhã bem cedo para ver a cidade, que faz lembrar um bocado o Algarve deles. O calor sentia-se bem na pele, pela primeira vez tivemos temperaturas altas nos países nórdicos – rondava os 25º. Pouco também havia para ver, para além da catedral e do forte junto ao mar.

Enquanto passeávamos pelas ruas e quarteirões desta pequena e pitoresca cidade, encontramos referencias a um mercado do peixe. Decidimos procurar, visto que estes locais sempre nos surpreenderam. E realmente surpreendeu: encontramos uma pequena marina, cheia de restaurantes e marisqueiras. Pelos vistos o conceito de mercado deles é diferente do nosso, ou então não encontramos o verdadeiro mercado do peixe. DSC_0160

Depois deste passeio despedimos-nos de Kristiansand e seguimos em direcção a Olso. Chegámos ontem à noite à Capital, e passámos todo o dia de hoje a explorar a cidade. Mas sobre isso, falarei no próximo, e último, capítulo. Até lá, deixo-vos com um delicioso chocolate Troika, que parece ser bastante popular cá na Noruega. Provem ao vosso risco, pode ser bastante azedo!