Depois de um longo e exaustivo processo de candidatura, comecei na passada segunda feira, dia 8 de Setembro, a começar a trabalhar na Automattic, a empresa por detrás do WordPress. Sempre foi uma empresa com que me identifiquei, e ter conseguido chegar até aqui é, realmente, o realizar-se de um sonho.

A Automattic é uma empresa distribuída, ou seja, os automatticanos são de todos os cantos do mundo. Tanto são Americanos, como Europeus ou mesmo Asiáticos. Cada um trabalha no seu país, em sua casa. No entanto, como o contacto pessoal é importante, todos os anos a empresa combina o chamado Grand Meetup. Este acontecimento anual reúne anualmente todos os trabalhadores num determinado local. Este ano foi em Park City, no Utah, Estados Unidos da América.

Após quase 15 horas de voo e três escalas cheguei ontem à tarde – hora local, menos 6 horas – ao Grand Canyon Resort, em Park City. Já tive a oportunidade de conhecer as pessoas com que tenho trabalhado no último mês e meio (1 mês de Trial mais a semana que já cá estou). Estou completamente boquiaberto com a simpatia de todos. Já tinha tido o prazer de perceber como o pessoal da Automattic é simpático durante o Trial, no entanto agora frente-a-frente, é completamente diferente.

Sempre que nos cruzamos com alguém, é uma oportunidade de conhecer um Automatticano novo: “Olá, bom dia” pode ser o começo de uma bela conversa. Apanhar alguém no Elevador é sempre um pretexto novo para conhecer essa pessoa: “Olá, sou o fulano tal, prazer em conhecer-te”. Deixa-me sempre com um sorriso nos lábios ver que não somos apenas mais um no meio dos 200 e tal participantes.

Hoje pela manhã tive que fazer a minha Flash Talk. Todos os participantes do GM têm que fazer uma pequena apresentação com até 4 minutos sobre o que quiserem. No meu caso, fiz uma pequena viagem pela história dos telemóveis que já tive, desde o meu primeiro, até ao meu mais recente. São apresentações cheias de bom humor e sobre tudo o que se pode imaginar.

Já tive o prazer de provar belas refeições, que só me dá mais certezas que afinal os EUA não são só fast-food.

Até agora, tem sido uma experiência inesquecível, vou tentar ir escrevendo algumas coisas à medida dos acontecimentos.